Seu dinheiro trabalhando mais
Teoricamente, um ganho súbito deve reduzir suas preocupações financeiras. Quem não gosta de ficar de repente mais rico?
No entanto, tomar boas decisões com uma grande infusão de dinheiro pode parecer esmagador, especialmente se o seu ganho inesperado por causa de algo negativo. Por exemplo, quando recebi um pagamento de seguro de vida depois que meu pai faleceu em 2013, o dinheiro foi emocionalmente carregado e indutor de estresse, e fiquei com medo de fazer um passo em falso.
Se você recebeu um ganho inesperado, dedicando seu tempo e tomando decisões intencionais sobre o dinheiro o servirá melhor a longo prazo. Aqui está como você pode fazer isso.
Faça uma pausa antes de tomar decisões
Não importa como você recebeu sua nova riqueza, é provável que você tenha várias emoções fortes associadas ao evento. E todos sabemos que emoções e decisões racionais podem lutar para coexistir. É por isso que é uma boa ideia levar um pouco de tempo antes de tomar decisões com seu novo dinheiro.
Se o dinheiro chegou a você por causa de uma situação negativa, como uma morte na família, o fim de um processo ou a venda de um negócio amado, suas emoções inevitavelmente colorirão sua visão do dinheiro. Pessoalmente, descobri que queria que o dinheiro do seguro do pai não estivesse mais em minhas mãos, porque ter era um lembrete da minha perda.
Mesmo se você tiver associações positivas com o dinheiro (após um fim de semana de sorte em Las Vegas ou um bônus surpresa de compartilhamento de lucros do trabalho), esses sentimentos difusos podem levar você a tomar decisões arriscadas para manter as boas vibrações chegando. Deixar algum tempo passar entre receber seu ganho inesperado e decidir o que fazer com ele pode ajudá -lo a visualizar o dinheiro de maneira mais desapaixonadamente, para que você possa tomar as melhores decisões possíveis com ele.
Então, quanto tempo você deve fazer uma pausa antes de decidir o que fazer? Dependendo do tamanho do lucro, você pode esperar até seis meses (ou mais) antes de tomar decisões. Isso lhe dará tempo para processar suas emoções, para que você esteja psicologicamente pronto para fazer essas grandes escolhas. (Veja também: Não cometre esses 6 erros idiotas com sua força financeira)
Coloque em algum lugar seguro
O que você faz com o seu dinheiro enquanto espera para tomar as grandes decisões depende parcialmente de onde veio seu ganho inesperado. Os benefícios do seguro de vida e outros dinheiro da herança às vezes podem permanecer em segurança na mesma conta de que você receberá. Nesses casos, é comum que seu dinheiro até ganhe algum interesse enquanto permanece. Simplesmente manter o dinheiro no lugar pode ser uma boa maneira de dar a si mesmo o espaço de respiração emocional que você precisa sem se preocupar em tomar uma decisão preliminar.
Outros tipos de queda, como ganhos na loteria ou uma conta de aposentadoria herdada, podem oferecer a opção de receber um montante fixo ou pagamentos anuais. A escolha de pagamentos anuais (quando disponível) dará a você a oportunidade de tomar muitas decisões menores ao longo de vários anos, em vez de se sobrecarregar com a necessidade de tomar várias decisões grandes de uma só vez.
Para quando você não tem escolha a não ser levar todo o seu valor inesperado em suas mãos pequenas, guardá-lo em uma conta do mercado monetário ou uma conta poupança de alto rendimento pode ser uma boa maneira de mantê-la segura. (Veja também: as taxas de juros estão aumentando: aqui é onde manter seu dinheiro)
Consulte um profissional tributário
As implicações fiscais do seu lucro inesperado podem ser um grande fator decisivo na forma como você escolhe usá -lo. Alguns tipos de queda, como benefícios de seguro de vida, podem passar para você isento de impostos. No entanto, para a maioria dos tipos de queda, você pode assumir que o tio Sam vai querer seu corte.
Por exemplo, o assassinato que você fez na tabela de blackjack é considerado renda normal para o IRS, o que significa que você pode ter mudado para uma faixa de imposto mais alta quando saiu com US $ 40.000. Se você não planeja essa mudança no seu imposto de renda, poderá ficar olhando para uma surpresa desagradável no momento fiscal. Seu CPA pode ajudá -lo a descobrir a melhor maneira de navegar na sua renda repentina na renda. Por exemplo, eles podem sugerir que você maximize sua contribuição de aposentadoria diferida este ano para ajudar a compensar sua força inesperada.
Se você vendeu um negócio, propriedade ou contas tributáveis herdadas ou mesmo obteve um grande bônus no trabalho, um profissional tributário pode ajudá-lo a determinar a maneira mais econômica de acessar e apreciar sua nova riqueza para que você não esteja preso segurando a bolsa quando o contribuinte vier ligar. (Veja também: 14 razões pelas quais um contador vale o dinheiro)
Faça sua casa financeira em ordem
Antes de começar a chover, é importante olhar para sua situação financeira atual e ver como seu dinheiro novo pode torná -lo melhor.
Se você está carregando juros altos ou dívidas giratórias, usar o seu lucro para pagar (ou pelo menos pagar) pode não parecer um uso sexy do dinheiro. Mas reduzir ou eliminar sua carga de dívida lhe dará mais tranquilidade e mais liberdade financeira no futuro. Esse dinheiro se transformará no que parece pouco inesperados todos os meses, quando você não precisa enviar a maior parte do seu salário para sua dívida.
Da mesma forma, se você não priorizou a economia para a aposentadoria, seu lucro pode oferecer uma ótima oportunidade para melhorar seu futuro financeiro. Maximize sua contribuição 401 (k) ou IRA este ano (e aproveite o benefício fiscal) e use -o como um trampolim para enviar mais dinheiro à sua aposentadoria todos os anos depois.
Finalmente, mantenha um pouco de sua força inesperada como uma almofada de emergência. Saber que você será abordado na próxima vez que um ataque financeiro de emergência é um ótimo presente para o seu futuro.
Divirta -se
É bom receber uma grande quantia de dinheiro e se divertir um pouco com ele é uma ótima maneira de aproveitar.
Não importa o quão inesperado chegue à sua vida, gastar em algo que você não poderia ou não teria, pode ser uma ótima maneira de aproveitar sua boa sorte. Decidir usar uma quantia definida de dinheiro, mas você, por favor, é uma maneira de afirmar a vida para marcar a ocasião do seu lucro.